sexta-feira, 14 de março de 2014

ODE À MORADORA DA CASA DO ABANDONO


Quando à casa do abandono eu retornava,
A morte havia encarcerado, às vezes, os que eu tornara amigos...

Não aconteceu assim contigo,
Não foi assim...

Diferente dos que fugiam da casa pela morte agrilhoados,
Tu a batalha venceste: um irmão distante decidiu buscar-te!

Quando te procurei na casa do abandono,
Vesti-me de uma alegria consumida em dor:

Menininha de riso fácil,
Pregaste uma peça na morte e em mim!

Tarde de maio amarelecido nas mãos,
Veste branca para te agradar,
E deram-me a notícia de que tinhas ido...

Eu sequer pude me despedir:
Nada de marejados e fundos e tristes e perdidos olhos!
Tu foste esperta e corajosa e desprezaste - com razão -
A casa do abandono...

A notícia me deixou perplexo porque sei que não vou mais te ver,
Porém a certeza tenho de que um amparo finalmente te foi servido...

Eu, alegre-triste, não me esquecerei
De que houve, numa casa propícia a desamparos,
Ser humano leve e de fragílimo corpo que dizia: "Eu sou dos astros!"

Talvez noutras vidas, noutros planos
Nós nos encontraremos e o desencontro que nos flagrou
Seja de todo, por nós, abandonado!

Tatearei, um dia, teu chapéu ornado com flores plásticas
E ouvirei novamente, assim espero, teu riso contido
De menina flagrada fazendo danação...


Émerson Cardoso
20/05/2013
(À D. Zefinha: EX-moradora do Abrigo da Mãe das Dores)





















2 comentários:

  1. Mesmo com um tema mórbido apresenta imagens tão lindas. Me demorei demasiadamente sobre os dois últimos versos, quase que sem conseguir deixá-los.

    "E ouvirei novamente, assim espero, teu riso contido
    De menina flagrada fazendo danação..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lívio! Depois, quando nos encontrarmos, poderei te contar a história real que há por trás desta poesia! Abraço fraterno!

      Excluir